Todos conhecem o Halloween como o “Dia das Bruxas”, onde crianças se fantasiam e saem pelas ruas pedindo doçuras ou travessuras, e se a pessoa der um doce à criança vai embora toda alegre, agora se ela não der receberá uma sapeca recompensa.
Mas enfim, existem inúmeras lendas que falam como que surgiu o Halloween, mas na verdade o Halloween existe a muitos e muitos anos, para que você possa ter uma ideia, antes de Cristo o Halloween já existia. Na verdade a data era a comemoração da religião celta, na qual a comemoração se chamava Samhain, a celebração era nada menos que um culto aos mortos.
A invasão nas ilhas britânicas pelos romanos fez a celebração se espalhar pelo mundo. Esta celebração era praticada pela religião dos druidas, ou celtas, como preferirem chamar. Tal religião desapareceu sem deixar vestígio nenhum, já que a mesma não possuía anotações, pois a religião era passada de pai para filho de boca em boca.
No século 4, a igreja da síria celebrava um dia do ano para “TODOS OS MARTIRES”, três séculos depois o papa então transformou o templo romano Panteon em uma igreja cristã consagrada a “TODOS OS SANTOS”, onde então era celebrada a festa em honra de “todos os santos” no dia 01 de novembro, e então passou a ser celebrada mundialmente um dia após a sua celebração vespertina que tinha o nome de All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), que depois mais tarde passou-se a chamar “Halloween”.
Hoje em dia apenas algumas religiões pagãs ainda celebram o Halloween, como um culto aos mortos, mas normalmente as pessoas o celebram como uma simples festa, onde crianças e adultos se divertem fantasiando-se de monstros e bruxas.